Guia prático para o e-mail marketing do seu colégio ser bem recebido

Por Mônica Lobenschuss

Uma das principais dúvidas das instituições de ensino é sobre o relacionamento com os clientes que estão começando a conhecer o negócio e já passam a receber e-mails promocionais ou informativos. Será que eles vão fugir? Como conhecer esse limite? A resposta é muito simples: transforme a sua divulgação em um relacionamento! Isso significa mudar o foco da venda direta para uma espécie de namoro, uma verdadeira conquista.

Como em qualquer relacionamento, use estratégia: mostre as suas vantagens e conte histórias interessantes, para estabelecer uma conexão positiva e encantar o outro lado.

Comprovadamente, os conteúdos com valor agregado, relevantes para os clientes, trazem mais conversão que e-mails apenas promocionais ou informativos, pois os últimos só atendem os interesses de quem vende.

Então, anote as principais dicas para transformar a sua divulgação em uma conquista e, claro, aumentar as matrículas:

  • O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo, em detalhes, para entender o que é importante para essas pessoas e o que pode funcionar na comunicação com eles, além da linguagem adequada;
  • Capriche no visual do seu boletim, para mostrar que o colégio está bem preparado e se preocupa com a imagem e a qualidade;
  • Antes de publicar informações comerciais, conte algo bacana, ligado ao seu segmento: pode ser uma dica para melhorar o estudo em casa, uma tendência mundial, uma pesquisa sobre educação, depoimentos de clientes sobre os resultados que tiveram com a sua marca, notícias da imprensa etc;
  • Aposte em links, para que o texto completo seja lido no blog que está no seu site. Assim, você aumenta a audiência da sua página e melhora a posição dela nos mecanismos de busca, como no Google;
  • Use os principais gatilhos mentais nos seus textos, como o da autoridade (mostre porque o seu colégio é diferenciado) e o da prova social (disponibilize depoimentos de clientes satisfeitos, para comprovar os resultados), por exemplo, além de abordar informações que eliminem, antecipadamente, as objeções que normalmente aparecem na mente dos clientes;

É muito importante que a sua comunicação tenha uma periodicidade, que funcione bem, sem exageros. Você pode mandar o boletim uma vez por mês, por exemplo. E lembre-se de oferecer, sempre, a opção de descadastrar as pessoas que não queiram mais receber.

 

Mônica LobFoto_MonicaSocialLoungeenschuss é palestrante, especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo, colunista da EXAME.COM, docente de Comunicação, Marketing e Jornalismo pela UNICID e empresária há 16 anos. Já recebeu 5 Prêmios ABERJE e 6 Prêmios Unimed de Comunicação. Começou a empreender do ZERO há mais de 15 anos e hoje é sócia do CORE GROUP, que desenvolve projetos para marcas como Braskem e Sicoob, entre outras. Há 3 anos fundou a Social Lounge, primeira rede de franquias de agências de mídias sociais do Brasil, uma iniciativa inovadora, com cerca de 20 unidades no país. Desde então, dirige o projeto ACELERADORA DO EMPREENDEDOR, por meio do qual dedica-se a compartilhar com outros empreendedores do Brasil o que aprendeu em sua trajetória, por meio de palestras, cursos, mentorias e outros conteúdos. Contato: contato@monicalobenschuss.com.br

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