Somos iguais, mas temos diferenças!

Por Camila Ribeiro

O empoderamento feminino é um assunto que tem gerado grandes discussões pelo mundo afora, e não poderia ser diferente quando falamos de trabalho. Mesmo com tantas conquistas das mulheres, o machismo no meio corporativo ainda é grande, mesmo a mulher sendo um forte agente econômico.

O primeiro passo que a sociedade deve dar é enxergar que além do potencial que a mulher tem, ela precisa ser respeitada nas suas diferenças.

Por mais direitos que já conquistaram, a mulher ainda não conseguiu deixar a obrigação imposta pela sociedade de ser a responsável pela educação dos filhos e pela organização da casa. Mesmo muito já tendo avançado, é comum a mulher sentir que tem que dar conta de tudo para poder trabalhar tranquilamente, sem cobranças do marido, da família e da sociedade em geral.

Não é diferente com a mulher profissional da educação. Por isso, ela precisa de um gestor que compreenda que por mais competente que ela seja, se um filho ficar doente, é para ela que vão ligar. Não é querer que o gestor faça diferenciação no tratamento entre seus professores homens e mulheres, mas é que ele compreenda que a mulher ainda realiza a tripla função: profissional, mãe e dona de casa.

Conhecer um pouco do ritmo de vida de seus funcionários, fará que se crie um ambiente de respeito e cooperação. O gestor da escola precisa compreender que situações emergenciais poderão ocorrer, e que isso não desqualificará a profissional mulher. Isto é um processo transitório, mas que tende a diminuir ao passar dos tempos.

Ainda temos um longo caminho a percorrer para superar esta visão machista, e assim conseguir a realização plena da mulher no mercado de trabalho.

 

IMG_4579Camila Ribeiro é pedagoga, formada pela UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), Especialista em Gestão Escolar (OPET, 2006) e Coordenação Pedagógica (UFPR, 2016). Atua como pedagoga desde 2009 no Município de Araucária, e desde o ano passado assumiu a direção da escola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s