Qual o grande obstáculo para conquistar o seu empoderamento?

A especialista em desenvolvimento humano e diretora do Centro Hoffman no Brasil, Heloísa Capelas, propõe uma reflexão sobre o Empoderamento do sexo feminino na sociedade. O que é e como se Empoderar de todo potencial que a mulher carrega em si e muitas vezes não se dá conta? De que forma o medo de se empoderar pode impedir que a mulher consiga o papel de destaque que merece na sociedade? De onde vem esse medo?

Fala-se muito atualmente sobre o Empoderamento Feminino, mas diversas mulheres, segundo a especialista, não conseguem definir precisamente qual poder desejam conquistar para si e o que as atrapalha realmente. A grande questão é que, ao escolherem buscar o poder a que têm direito, elas se veem confrontadas pelo medo. Medo de perderem o lugar que ocupam na família; medo de viverem na igualdade (o que significa sair da posição de protegida); medo de mudarem tudo aquilo que parece ser a ordem natural das coisas. Medo de um mundo totalmente novo.

Muitas mulheres tem a ilusão infantil que vão correr riscos se ganharem poder, um deles, talvez o que mais apavore e faça as mulheres recuarem ao darem os primeiros passos em direção ao empoderamento, é o de perder o lugar na família, pois acreditam que o fato de serem mães as protege e as eleva a uma condição quase divina.

Para conquistar o próprio empoderamento, a mulher precisa primeiramente fazer uma autoanalise e se questionar qual é o papel que ela ocupou em sua casa na infância, que tipo de menina ela foi, como ela era vista e tratada. Será que ela foi a bonequinha, a filhinha do papai ou da mamãe, a boa estudante, a menina exemplar, aquela rebelde, aquela que não ia dar em nada, enfim qual foi o rótulo e o lugar que a menina, dentro da mulher adulta, ocupou na infância?

Feito esse questionamento, o segundo passo para o empoderamento é se perguntar, se esse lugar infantil era um lugar de muito ou pouco poder, de mais ou de menos, em que lugar você ficava em relação aos homens. Esse lugar dá medo de ser mulher, mesmo já sendo? Ou esse lugar te dá vontade de permanecer na mesma redoma de proteção? Empoderamento Feminino é quebrar paradigmas, por meio do autoquestionamento e autoconhecimento para ter novas atitudes.

Outro paradigma importante a ser quebrado é a imagem que se tem das mulheres que ocuparam lugares importantes na sua infância. Elas vem as mulheres de sua infância com orgulho? Era uma imagem a ser seguida? Suas mães reclamavam de ser mulher? Diziam que prefeririam ter nascido homem porque era mais fácil? Eram sempre vítimas a serem protegidas?

Para Heloisa Capelas, esses questionamentos levarão as mulheres a se empoderar quebrando a própria fantasia ou o medo de que ninguém mais vai gostar delas se elas romperem esses papéis impostos por si próprias e pela sociedade.

Quer saber mais? Dê o play no vídeo abaixo:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s