Educadoras de SC participam de treinamento inédito voltado ao empoderamento feminino

IMG_0252-iloveimg-converted
Servidoras da rede municipal de ensino de Pomerode (SC) participaram do primeiro treinamento de imersão de alto impacto voltado ao empoderamento feminino. O projeto social “Annitas – Pensem Fora da Caixa!” deve chegar, em breve, a outras cidades do estado e regiões do país.

A emoção tomou conta do Clube Esportivo Recreativo Cultural Primavera, em Pomerode (SC) durante o primeiro treinamento de imersão do projeto social, em âmbito governamental, “Annitas – Pensem Fora da Caixa!”, no último sábado de maio, 27. O projeto, que tem como objetivo prevenir os altos índices de transtornos emocionais que têm atingido milhares de brasileiras, além de despertar os potenciais internos por meio das emoções, reuniu mais de 100 participantes. Na ocasião, as educadoras do ensino fundamental realizaram atividades práticas, cientificamente fundamentadas, como relaxamento e a vivência de emoções vinculadas às lembranças.

“O projeto é um cuidado especial às nossas profissionais da educação. Partiu da necessidade de trazer algo diferenciado em relação às formações continuadas que, normalmente, são focadas em metodologias de ensino. Mesmo com as solicitações, não havíamos encontrado nada parecido para suprir essa lacuna. Hoje, temos certeza de que a realização deste treinamento imersivo de alto impacto trará resultados muito positivos para o lado pessoal de cada educadora e que, obviamente, também será revertido para o profissional”, ressalta a secretária da educação e formação empreendedora de Pomerode Neuzi Schotten.

“Annitas – Pensem Fora da Caixa” foi lançado há um mês no Brasil e está sendo realizado primeiramente no município de Pomerode. É uma realização do Instituto Educação Sem fronteiras – Iesf Brasil em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora da prefeitura de Pomerode.

A vivência das emoções para a transformação social

Quem participou do primeiro treinamento de imersão do projeto social voltado ao empoderamento feminino, pioneiro em Santa Catarina, pode experimentar a vivência das emoções como é o caso do amor, da gratidão, da insegurança, da raiva, da tristeza e da culpa. Entre as técnicas utilizadas no treinamento estão: análise comportamental cognitiva, neurociência, física quântica e psicologia positiva. Para a educadora Sirley Maria Moreira o treinamento reforçou a importância de estar bem preparado emocionalmente para realizar a formação de crianças, jovens e adultos.

“Participar de um treinamento voltado para o cuidado com as emoções nos ajuda muito. Em mais de 20 anos atuando no ensino através da rede municipal nunca participei de um curso como este. Foi uma iniciativa inovadora da prefeitura de Pomerode oferecer este treinamento e estamos muito satisfeitas. Me emocionei durante o treinamento do projeto e vou para casa diferente. Isso é o que mais importa”, conta Sirley Maria Moreira.

Para a orientadora pedagógica da rede municipal Márcia Grossklags o treinamento a deixou mais leve consigo mesma e preparada para as responsabilidades do dia a dia. “Fazer um curso voltado às emoções com a sua equipe de trabalho é muito bom. Estou saindo mais aliviada, forte e convicta de que as situações vão melhorar e de que um dia chegarei ao meu objetivo. Por sermos educadoras, primeiro, precisamos nos transformar para depois contribuir na formação das crianças. É uma responsabilidade plantarmos a sementinha dos valores que estão sendo esquecidos pela sociedade. É o caso do carinho, do amor e, principalmente, do respeito pelo sentimento dos outros. Em resumo, o treinamento vale muito a pena. Você chega pesado e sai muito mais leve. Quem ainda não participou tem que vir,” conclui Márcia Grossklags.

Por meio do trabalho com as emoções, o projeto social também atua na prevenção aos transtornos emocionais como a depressão, a ansiedade, a bulimia, a anorexia, entre outros, e que hoje são o terceiro motivo de afastamento do trabalho no país, por prazo superior a quinze dias, segundo dados da Previdência Social.

 

Sobre o projeto social itinerante

O projeto “Annitas – Pensem Fora da Caixa!” deverá chegar em breve a outros municípios brasileiros. Já está em estudo a realização com servidores públicos de outras cidades de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Distrito Federal. Nasceu do propósito de vida da psicóloga e empreendedora comportamental Sandra Gaya e do empresário do setor de nanotecnologia Anderson Santana durante um evento promovido pela ONU Mulheres em Brasília-DF sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. O método inovador de treinamento é prático e amplia as possibilidades de atuação profissional e realização dos objetivos por meio da ativação dos recursos internos de cada participante. Está alicerçado na Lei Federal nº 13.272 de 15 de abril de 2016, que institui o ano de 2016 como o ano do empoderamento da mulher na política e no esporte e, nos princípios do empoderamento das mulheres definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres). Saiba mais: http://annitaspensemforadacaixa.org

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s